Home » Atualidades Rotárias » “O tempo conspira a favor da nossa organização”

“O tempo conspira a favor da nossa organização”

www

1 – … que nossa área e atuação está concentrada nas comunidades, principalmente as carentes que habitam o entorno dos nossos Clubes de Rotary. Situam-se em pequenas cidades, muitas delas desprovidas das condições mínimas de sobrevivência, não apenas no Brasil, mas em países vizinhos da América Latina.

2 – … que é com este sentimento que manifesto minha preocupação pelo fato de evidenciar que o nosso potencial de servir não está sendo devidamente explorado. Para uma avaliação aprofundada desse cenário desafiador, estamos convocando todos os nossos governadores 2015-16 em São Paulo dias 15 e16/02/16.

3 – … que com esse mesmo objetivo, reuni-me com o Colégio de Diretores, em um encontro bastante produtivo. Também mantive reunião com nossos coordenadores para analisar vários problemas, e constatar. em um nível de freqüência comprometedor na maioria dos clubes. Isso aliado à falta de motivação para o trabalho que compete aos rotarianos, realizar com mais afinco e entusiasmo, o que não vem acontecendo.

psa_water

4 – … que as carências humanas são muitas, as precárias condições da saúde pública, a falta de alimentação básica, o desamparo das crianças e idosos, muitas delas entregues à própria sorte. É nesse cenário desafiador que o Rotary precisa atuar para que possamos demonstrar a nossa fraternidade e o nosso apoio, levando um pouco de bem-estar a essas parcelas carentes da humanidade.

5 – … que no momento, ocorrências de alta relevância leva-nos a chamar a atenção de todos os clubes e distritos para ações sociais que precisam ser tomadas em caráter de emergência. Precisamos acompanhar e atuar de perto sobre os efeitos perniciosos do mosquito Aedes aegypti, que se expande e transmite doenças graves como a dengue, chikungunya e esta última responsável pela microcefalia em milhares de crianças brasileiras.

rotary-international-ppt-presentation-1-728

6 – … que outro grande problema de cunho social requer nossa participação. É urgente a presença do Rotary para amenizar os efeitos da maior catástrofe ambiental do Brasil, ocorrida na cidade mineira de Mariana, e seus reflexos em suas comunidades carentes desassistidas. Há um campo vasto para ações para ações de nossos clubes

7 – … que finalmente, uma notícia relevante: o presidente da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, o médico e rotariano Humberto Silva, estará em São Paulo, no dia 15/ 02/16 para apresentar aos governadores distritais a campanha mundial Hepatite Zero, uma iniciativa de grande impacto no campo da saúde. O doutor Humberto estará na Conferência Presidencial em Cannes, na França, no dia 19/02/16, ao lado do governador distrital Nadir Zacarias, fazendo a mesma apresentação.

8 – … que ele pretende disponibilizar a doação de um milhão de Kits a serem usados para detectar a hepatite C. Será mais uma forma de o Rotary marcar presença e se envolver, em nível mais abrangente.

rotary-international2

Conclusão :

Companheiros, esta Instrução Rotária “Fatiada”, é extraída da Brasil Rotário de dezembro de 2015, e reproduz a preocupação clara e eloqüente da direção internacional do Rotary com o seu futuro.

Pode-se considerar um apelo aos atuais rotarianos para que promovam ações que projetem o “Rotary do Futuro”, utilizando a Imagem Pùblica que mostra o que o “Rotary é e faz”.

Esta Comissão adotou a prática de distribuir a Brasil Rotário, já faz um bom tempo, às Universidades, Colégios,  Consultórios, Cafés e outros pontos onde as pessoas se reúnem. Através da carta em anexo, fazemos pessoalmente a entrega e quando possível comentamos alguma matéria.

“Os fatos apontam um novo olhar dos distritos e clubes no uso das mídias sociais”.

(Vera C. Bertagnoli), Coordenadora da Imagem Pública do Rotary para a Zona 22B.

“Estamos diante de um cenário desafiador”-

José Ubiracy – Diretor Internacional de RI

Comissão de Imagem Pública – 2015-2016