Home » Atualidades Rotárias » “O Caminho da Ética”

“O Caminho da Ética”

etica1

.
e9b3440c503fbdd3e013b81b1e68b5d9423e93e1
O artigo  “O Caminho da Ética”, é de autoria  de João Marcio  Souza, economista, pós-graduado em finanças e fundador da Talenses, empresa de recrutamento executivo, publicado na revista VOCÊ S/A – Edição Especial ” EDUCAÇÃO EXECUTIVA”, que aborda um dos princípios básicos que norteiam as atividade rotárias

Você sabia que?

1 – “Para o Brasil mudar sua cultura de corrupção, é preciso que as lideranças valorizem não apenas os resultados, mas a trilha percorrida para alcançar os objetivos”. (João Marcio Souza – economista-pós-graduado em finanças, é autor do enunciado acima na Revista “Você S/A em edição Especial – Educação Executiva –”).

Quem devemos responsabilizar pelo fato de o Brasil ser o eterno país do futuro, mas acordar sempre com a mesma nação empobrecida e submissa a um sistema retrógrado de governo.

2 – … Talvez seja possível atribuir essa responsabilidade à conduta incorreta de nossos líderes, estampada nas manchetes dos veículos de imprensa locais e internacionais que noticiam a maior crise da história do país. Mas em uma palestra, ao escutar o grande professor Mario Sergio Cortella dizer que “ÉTICA É O CONJUNTO DE VALORES E PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A CONDUTA”, me perguntei quais valores e princípios que norteiam o Brasil e seu mercado de trabalho.

3 – … Em uma nação que nasceu da dificuldade, o crescimento é uma forma de provar seu valor e sua importância perante a sociedade. E o preço para subir na escada da vida – seja ela sua carreira ou status social – muitas vezes é alto.

4 – … Há 15 anos atuando no campo de recrutamento e seleção de profissionais, meu trabalho é analisar pessoas e suas trajetórias e ajudá-las a traçar soluções para chegar onde querem em sua carreira. Tendo isso em vista, traço um paralelo da situação política do Brasil com o que vejo no mercado de trabalho. Ambos, por vezes, transformam o país em um grande balcão de negócios, visando a atingir objetivos individuais e partidários.

5 – … Vemos um descontentamento muito grande das pessoas com a política, mas é preciso lembrar que a cultura do “jeitinho brasileiro” está arraigada em cada um de nós: no mínimo esforço , nos pequenos atos de corrupção, na vantagem. Ao longo dos muitos anos que tive a oportunidade de contratar, treinar e reconhecer profissionais pelo mérito alcançado, aprendi a importância de lideranças que inspiram pelo exemplo e de empresas que valorizam não apenas o resultado mas a forma como ele é atingido.

6 – … Temos de nos policiar para seguir sempre em direção ao caminho correto, mesmo quando todos parecem ir pelos atalhos. Esse processo transformador de cultura pode acontecer em qualquer ecossistema que tenha indivíduos com vontade de fazer com que o que é certo prevaleça invariavelmente. Só assim poderemos criar uma cultura sólida, que valorize os cifrões apenas quando eles forem entregues com retidão. Só assim chegaremos a um circulo virtuoso da ÉTICA.

7 – … Depreende-se desta matéria, que os princípios que o Rotary pratica nas suas reformulações, necessárias para acompanhar o crescimento da população, e com ele, também crescem, os problemas e as dificuldades em se praticar condutas éticas.

A grande meta do Rotary é incentivar os futuros e atuais rotarianos, considerados líderes na sua profissão, para o exercício constante dos princípios rotários de cidadãos como o professor Mario Sergio Cortella que assim define Ética: “É o conjunto de valores e princípios que norteiam a conduta dos homens com propósito de promover o bem estar da comunidade em que atuam.”

8- “Junte-se a líderes ou troque idéias ou entre em ação”

Uma organização só terá crescimento, quando os “Egos, Inveja e Ciúmes” não existirem mais…

(Autor desconhecido)

Comissão de Imagem Pública do RCM