Home » Atualidades Rotárias » ..Meio Ambiente e o Rotary Club de Marília… uma parceira constante

..Meio Ambiente e o Rotary Club de Marília… uma parceira constante

meio-ambiente

Tema que vem sendo abordado pelo Rotary International em toda sua existência, conclamando os Rotary Clubs que atuam em 213 países e regiões, a empreenderem projetos, campanhas e toda sorte de alerta as populações sobre a necessidade premente de ser o Meio Ambiente protegido para salvaguarda da sobrevivência do Planeta Terra.

Exemplo deste enunciado foi o Projeto sugerido pelo Presidente do Rotary Club de Marília, empresário Luiz Antonio Repetti “-2009/2010 “Adote Uma Árvore”, desenvolvida pela Sub-Comissão Proteção ao Meio Ambiente desenvolvida pelo companheiro Carlos Cavalhieri Bassan, distribuindo 500 mudas de Ipê à população, como forma de incentivar seu plantio e cultivo, nas ruas, avenidas chácaras, praças, ao redor da cidade, uma vez que, na época da queda das flores nas avenidas, realça sua rara beleza, deixando matizes no chão que mereceram até matéria de televisão.

A convite do Presidente Dálvaro Girotto- gestão 2008/2009, o 1º Pelotão da Polícia Militar Ambiental de Marília, sob o comando do 2º Tenente PM, Everton Ricardo Messias e cabo PM Wagner Ferreira das Neves, proferiram uma palestra aos rotarianos e suas esposas no dia 21/10/2008, versando sobre Educação Ambiental, assunto este contido na Cartilha Ambiental para a Comunidade, destacando os temas: O meio ambiente é a nossa casa; o solo é uma fonte de alimentos que precisa ser conservada; mata ciliar e florestas protegem as águas, entre outros assuntos abordados com grande conhecimento.

Depreende-se que o Rotary International, tem como prioridade a preservação do meio ambiente, tanto que aderiu ao “Dia Mundial de Limpeza em Rios e Praias, convocando todos os clubes para uma tarefa comunitária que envolveu os sete clubes de Marília e outras organizações e juntamente com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente,  contou com o apoio do Corpo de Bombeiros que com mergulhadores procederam à limpeza do manancial da Represa Cascata enquanto que os rotarianos procediam à limpeza no seu entorno, lotando vários caminhões de entulho.

Outra atividade nesse sentido foi a regularização da Cooperativa de Trabalhadores Cidade Limpa (COTRACIL) que não existia juridicamente, demandando um grande trabalho de pesquisa desenvolvido pelo companheiro Dr. João Salgado Netto para conseguir documentos pertinentes que possibilitassem ao Rotary Club de Marília providenciar a doação de (2) dois caminhões equipados para essa finalidade,  através de uma parceria com o Rotary Club de Richmond dos Estados Unidos e entregues em solenidade pelo então Governador do Distrito 4510, Alonso Campoi Padilha Jr., juntamente com os companheiros Dr. Hilário Maldonado e Dr. João Salgado Netto, para fazer a coleta seletiva na cidade.

“Somos aquilo que acreditamos. Fazer a diferença no mundo é preciso refletir bem sobre nossos valores e não fugir à responsabilidade de colocá-los em prática.”

Publicação do companheiro Oswaldo Segamarchi Filho, comissão de imagem Pública em 05/04/2011

Adhemar Barricelli Junior

Sócio Honorário do RCM