Home » A Estrutura

A Estrutura

A ESTRUTURA DO ROTARY:

O Rotary é essencialmente uma organização  que conta com a dedicação e o trabalho dos rotarianos em projetos implementados pelos Rotary Clubs.

Foram elaboradas estruturas distrital e internacional para apoiar os clubes nas atividades de prestação de serviços em suas comunidades e no exterior.

CLUBES:

Os rotarianos são os sócios dos Rotary Clubs que, por sua vez, estão ligados ao Rotary Internacional {RI}. Cada clube escolhe seus dirigentes e goza de uma considerável autonomia, desde que respeitados os estatutos e o regimento interno da organização.

DISTRITOS:

Os clubes estão agrupados em 532 distritos ao redor do mundo, cada qual liderado por um governador, que junto com os governadores assistentes e várias comissões formam o grupo de liderança distrital que apóia os clubes.

CONSELHO DIRETOR DO  ROTARY INTERNACIONAL (RI):

Entre os 19 rotarianos que o integram, estão o Presidente do Rotary Internacional e o presidente eleito. O Conselho reúne-se a cada três meses para tomar decisões que traçam os caminhos da organização. Eleito anualmente, o Presidente de RI escolhe o lema e a ênfase que darão a tônica a seu mandato.

A SECRETARIA:

A sede do Rotary Internacional fica em Evanston, cidade vizinha a Chicago, no estado de Illinois, nos EUA. A organização possui ainda escritórios internacionais localizados no Brasil, Argentina, Austrália, Coréia do Sul, Índia, Japão e Suíça. O escritório do Ribi (Rotary na Grã-Bretanha e na Irlanda) fica na Inglaterra  e atende os clubes e distritos da região. O Secretário-Geral do RI é o executivo-chefe de operações da entidade e comanda um quadro de aproximadamente 650 funcionários que trabalham para atender os rotarianos do mundo todo.

RESPONSABILIDADE DO SÓCIO:

O clube é a pedra angular da organização. Rotary Clubs eficazes possuem quatro características principais: mantém ou aumentam o quadro social; participam de projetos de prestação de serviços que beneficiam a comunidade local e de outros países; apóiam a Fundação Rotária contribuindo financeiramente e participando de seus programas; e desenvolvem líderes capazes de servir ao Rotary além dos limites do clube.

FREQÜÊNCIA:

O comparecimento às reuniões semanais do clube permite aos rotarianos vivenciar um caloroso companheirismo com os outros associados e enriquecer seus conhecimentos pessoais e profissionais. No caso de recuperação de freqüência, a mesma poderá ser feita através de participação em um projeto de prestação de serviço ou em uma reunião do Conselho Diretor, de um Interact ou Rotaract, ou mesmo pela internet, nas reuniões dos E- Clubs.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS:

Todos os Rotary Clubs compartilham uma missão: servir suas comunidades e pessoas necessitadas no mundo todo. Ao participar dos projetos de prestação de serviços de seu clube, o rotariano aprende sobre o envolvimento da organização em ações locais e internacionais, e oferece seu tempo e talento em trabalhos voluntários.

RECRUTAMENTO E RETENÇÃO DOS SÓCIOS:

Para fortalecer os clubes, todo rotariano deve procurar trazer novas pessoas para o Rotary. Novos sócios podem trazer amigos ou colegas às reuniões ou convida-los a participar de projetos de prestação de serviços. O Valor do Rotary é inegável, e a melhor maneira de estimular o interesse dos sócios em potencial é deixá-lo experimentar o companheirismo rotário.

PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM O ROTARY:

Desde sua fundação, o Rotary mantém princípios básicos que vêm sendo desenvolvidos para que os rotarianos atinjam o ideal de prestação de serviços e altos padrões de ética.

Por:
Companheiro Adhemar Barricelli Junior – 2008/2009

Slideshow

Lema Rotário 2015-2016

Lema Rotário 2015-2016

→ Reuniões Semanais

Terças-feiras ás 20:00h

Local: Sede Rotary Club de Marília
Endereço: Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 3255

Contador de Visitas