Home » Fundação Rotária

Fundação Rotária

A Fundação Rotária

fundacao_rotaria

A Fundação Rotária é o braço filantrópico do Rotary. Passou a existir desde 1917, quando Arch C. Kumph, presidente 1916-17 do ROTARY INTERNATIONAL, organizou esta instituição, adotada pelo Conselho Diretor do RI e estabelecida como uma corporação sem fins lucrativos, em 1938.

O objetivo da Fundação Rotária é incentivar a compreensão e relações amistosas entre povos de diferentes nações, mediante a promoção de projetos tangíveis e eficientes, de caráter filantrópico, humanitário e educacional. Visa ainda contribuir para a paz e a compreensão mundial, por meio de programas internacionais de cunho igualmente humanitário e educativo.

O mais ambicioso programa da Fundação Rotária, até o momento, teve início em 1985, com proposta de erradicação da Poliomielite no mundo, até 2005. Atualmente, o projeto denomina-se Pólio Plus, porque foram incluídas outras vacinas, além da Pólio. Grandes áreas ainda não foram cobertas e falta muito esforço e dinheiro para a completa imunização.

Em muitos países os governos compram e aplicam as vacinas por intermédio de seus Sistemas de Saúde, entretanto, em países extremamente pobres ou em guerra, a Fundação Rotária se responsabiliza pela compra e por todo o processo de distribuição, juntamente com outras instituições. No Brasil, atualmente, os rotarianos participam dos dias nacionais de vacinação, auxiliando na divulgação e promovendo atividades que incentivem as famílias e as crianças a participarem dessas campanhas.

O Rotary facilita o contato internacional entre seus membros para que aqueles que possuem os recursos possam oferecê-lo aos que deles necessitam. Os programas humanitários da Fundação providenciam atendimento e suprimentos médicos, água potável, alimento, treinamento profissionalizante e educação, principalmente, em benefício do mundo em desenvolvimento.

Os programas educacionais da Fundação Rotária incluem o maior programa internacional de bolsas de estudos do mundo financiado por uma entidade privada. Cerca de 1.300 bolsas são outorgadas anualmente para estudos no exterior. Além disso, a entidade também oferece subsídios para professores universitários lecionarem em países em desenvolvimento e para o intercâmbio de equipes integradas por líderes executivos e profissionais. O programa mais recente – Bolsistas da Paz – prepara jovens nos Centros Rotary para estudos internacionais da paz e resolução de conflito.

A Fundação Rotária se mantém por meio de contribuições voluntárias de Rotary Clubs, rotarianos e outros. É dever de todo rotariano conhecer e divulgar os programas da Fundação Rotária, bem como envidar esforços no sentido de proporcionar maiores donativos, para que ela tenha condições de continuar seus programas educacionais e benemerentes e bem como expandi-los.

As doações à Fundação Rotária são feitas por meio dos Rotary Clubs, em dólar rotário e, a cada mil dólares, o clube ou doador particular recebe uma comenda denominada “TÍTULO PAUL HARRIS”.

Finalidade principal

Entidade sem fins lucrativos cuja missão é apoiar os esforços do Rotary International no cumprimento de seu objetivo e na busca da paz e da compreensão mundial através de programas humanitários, educacionais e culturais em âmbito nacional e internacional.

As contribuições dos rotarianos são creditadas em três fundos:

• Fundo Anual de Programa, que financia programas da Fundação Rotária; • Fundo Permanente do qual apenas parte dos rendimentos são empregados, para assim garantir a viabilidade dos programas da Fundação a longo prazo; • Fundo Pólio Plus que provê recursos para a concretização do sonho de um mundo livre da paralisia infantil.

Cada dólar contribuído pelos rotarianos ajuda a financiar os programas humanitários, educacionais e culturais, além dos custos operacionais envolvidos. Clubes e distritos de todo o mundo se candidatam e recebem subsídios da Fundação Rotária para executar bons projetos em suas comunidades. Visando garantir um nível adequado de recursos para o financiamento dos programas vitais da Fundação Rotária, foi lançada a iniciativa “Todos os Rotarianos Todos os Anos”, que procura aumentar para US$100 per capita a média das doações anuais.

Comissão Distrital da Fundação Rotária

• Auxilia o governador na orientação, motivação e inspiração dos sócios para que participem de atividades de captação de recursos para a Fundação Rotária e dos programas da entidade, servindo de elo entre esta e os clubes e terá o governador de distrito como membro ex-officio; • Ajudar o governador na realização do seminário distrital da Fundação Rotária para presidentes de clube, presidentes eleitos, membros da comissão da Fundação dos clubes e outros rotarianos do distrito; • Ajudar o instrutor distrital a conduzir sessões sobre a Fundação durante o PETS e a assembléia distrital; • Incentivar clubes a dedicar anualmente pelo menos duas reuniões a assuntos relacionados à Fundação especialmente em Novembro, o Mês da Fundação Rotária; • Incentivar amplo apoio financeiro a programas da Fundação através de contribuições ao Fundo anual para Programas e ao Fundo Permanente; • Coordenar as atividades distritais da Fundação nas áreas de captação de recursos e reconhecimento, inclusive Fundo Anual para Programas, Fundo Permanente, Subsídios Equivalentes e Pólio Plus; • Estabelecer comunicação eficaz com as comissões de clube da Fundação Rotária de modo a incentivar o envolvimento dos clubes às atividades distritais da Fundação; • Incentivar clubes a obter informações atualizadas no site do RI (http://www.rotary.org); • Buscar apoio do coordenador regional da Fundação Rotária no cumprimento das responsabilidades da comissão; • Colaborar com o coordenador regional da Fundação Rotária no planejamento das atividades distritais da Fundação; • Alocar verbas do FDUC/SHARE. A comissão deve decidir quanto às alocações do SHARE em colaboração com o governador e governador eleito de Distrito.