Home » Mensagens 2015-2016 » Presidente do Rotary Internacional 2015-2016

Presidente do Rotary Internacional 2015-2016

MENSAGEM DO PRESIDENTE DE RI 2015-2016

"Seja um Presente para o Mundo"
“Seja um Presente para o Mundo”

Queremos grandes conquistas para o Rotary. Admiramos aqueles que deram grandes presentes para a humanidade: Abraham Lincoln, que deu a muitos dignidade humana; Madre Teresa, que deu aos esquecidos compaixão; Mahatma Gandhi, que deu aos oprimidos mudança pacífica. Suas vidas se tornaram presentes para o mundo.

Podemos nos inspirar por seu exemplo, podemos perguntar: “Como eu – com a vida que vivo e sem deixar de lado as responsabilidades que são tão importantes para mim – posso me tornar um presente para o mundo?” Ao escolher meu Lema, pensei nas lições que aprendi através da minha fé hindu, principalmente na história de Sudama.

Sudama, uma criança pobre, era amigo de Krishna, um menino de linhagem real que era uma encarnação do divino. Os dois meninos cresceram juntos, mas acabaram se afastando depois de adultos. Krishna tornou-se um líder militar e rei de grande reputação, enquanto que Sudama se tornou um camponês humilde.

Muitos anos depois, Sudama estava passando por dificuldades e se viu sem dinheiro até mesmo para alimentar seus filhos. Sua esposa se lembrou de Krishna, seu amigo de infância, e sugeriu que ele o procurasse para pedir ajuda. Sudama relutou a princípio, mas finalmente concordou. Não querendo ir de mãos vazias, ele levou consigo um pouco de arroz embrulhado em um pedaço de pano para compartilhar com seu amigo.

Krishna ficou muito feliz em ver Sudama, e o recebeu com muito amor. Impressionado pela riqueza ao seu redor, Sudama ficou com vergonha de dar seu presente a Krishna. Mas o amigo lhe perguntou: “O que você está escondendo?”

Ao abrir o pano, Krishna se encheu de alegria ao ver o presente e comeu o arroz. Algumas horas mais tarde, Sudama foi embora, tendo completamente se esquecido de pedir ajuda, mas muito alegre por saber que apesar dos anos, seu amigo não o tinha esquecido. De repente ele se deu conta de que seus filhos continuariam com fome. Mas ele estava errado. Quando finalmente chegou em casa, o antigo barracão em que vivia tinha sido substituído por uma casa linda e sua família estava esperando por ele – bem vestida e alimentada.

Isso aconteceu porque Krishna entendeu o presente de Sudama. Ele sabia que o amigo havia lhe dado de presente tudo o que tinha e, em contrapartida, Krishna lhe deu tudo o que ele precisava. A partir disso, aprendemos que não é o valor material do presente que importa, mas o quanto damos de nós. Todos nós temos a opção de guardar nossos presentes para nós mesmos ou de usá-los para Ser um Presente para o Mundo.

Este é o nosso momento. Vamos agarrar esta oportunidade com unhas e dentes.

“SEJA UM PRESENTE PARA O MUNDO”– K.R.RAVINDRAN- RI- 2015-16